sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Você conhece a trajetória completa de Goku?

[i]Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT - conheça as aventuras de Goku em todas as suas fases

[/i]Em 737 d.c, o pequeno saiyajin Kakaroto nasce no planeta Vegeta. Seu pai o rejeita por acreditar que ele se tornará um guerreiro inferior. Assim, ainda um bebê, Kakaroto é enviado à Terra, de modo que, quando adulto, a dominaria para que os sayajins pudessem vendê-la para algum povo sem planeta. Na Terra, Son Gohan, um bondoso velhinho, encontra Kakaroto na floresta. Ele o adota e batiza de Son Goku. Mesmo sendo apenas uma criança, o garoto se mostra agressivo, como todos de sua espécie. Graças ao amor e dedicação de Gohan – e com a ajuda de uma pancada na cabeça – Goku cresceu bondoso e ingênuo. Em uma noite de lua cheia, ele desperta um dos poderes de seu povo, tranforma-se em um gorila gigante e, inconscientemente, mata o avô.

[img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_02.jpg[/img]Desde então, Goku passa a viver sozinho em um lugar esquecido pela civilização. Dotado de superforça, ele sobrevive de caça e a única coisa de valor que tem é uma Dragon Ball, na qual acredita estar o espírito de Son Gohan. Goku tem essa vida até conhecer Bulma, que lhe conta sobre o poder mágico das Esferas do Dragão: ao juntar as sete, aparece Shen Long, o Deus Dragão, que realiza qualquer desejo. Os dois partem em busca das tais bolas mágicas: Bulma quer um namorado e Goku, reaver o avô.

[img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_03.jpg[/img]Durante a jornada, a dupla conhece Mestre Kame, que tem uma Esfera em seu poder. Em troca do objeto mágico, Kame exige dar uma espiadela nos peitinhos de Bulma. Na ocasião, Goku ganha a Nuvem Dourada.

Em seguida, o sayajin ajuda os habitantes de uma vila a se livrar de um monstro terrível que estava raptando todas as garotas. Trata-se de Oolong que usa seus poderes morfadores para coletar noivas. Como agradecimento, o povo dá a dupla mais uma Dragon Ball. Vencido, o porquinho se une a Bulma e ao pequeno herói em sua jornada.

[img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_04.jpg[/img]No deserto, Goku enfrenta Yamcha e Poal, que queriam surrupiar as Esferas. Mas os ladrões tiveram todas suas tentativas frustradas, pois Yamcha sofre de um estranho mal: ele fica paralizado quando vê uma garota bonita, por isso queria as Dragon Ball.

Depois, Goku conhece Chi Chi, com quem promete se casar um dia. O trio chega à Montanha Frypan, onde o castelo do Rei Cutelo, pai de Chi Chi, ardia em chamas. Para ganhar mais uma Esfera, a turma pede para o Mestre Kame apagar o fogo. O velho tarado o faz usando o seu Kame Hame Ha. Impressionado com a técnica, Goku o imita e consegue disparar, pela primeira vez, o poder.

Em seguida, Goku manda o Chefe Coelho, que aterrorizava uma cidadela, e seus comandados para a lua. A turma – incluindo Yamcha e Poal – é aprisonada no castelo do Imperador Pilaf, que também estava à procura das Dragon Balls para pedir a Shen Long para dominar o mundo. Na hora que Pilaf iria fazer o seu pedido, Oolong consegue escapar e faz o seu antes: a calcinha da Bulma!!! Enfurecido, o Imperador ordena que o porquinho e seus amigos fiquem presos até que morram. Porém, ao vislumbrar a lua cheia, Goku vira gorila gigante e destrói tudo – e quase mata todos. Ele só volta ao normal, quando sua cauda é cortada.

Com as Dragon Balls transformadas em pedra (depois que Shen Long atende a um pedido, as Esferas se separam e só voltam ao normal depois de um ano), Goku vai treinar com o Mestre Kame. Lá, ele ganha a companhia de Kuririn.

[img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_05.jpg[/img]Depois de oito meses de árduo treinameto, a dupla toma parte do 21º Torneio de Artes Marciais para testar suas super-habilidades. A final é entre Goku e Jackie Chun (o Mestre Kame disfarçado). Mais experiente, Jackie sai vencedor. Após o Torneio, Goku, Pilaf e a Força Red Ribbon - a lendária Patrulha Vermelha - partem em busca das Esferas do Dragão.

Em sua nova jornada, Goku vence mais uma vez Pilaf e seus capangas e também toda a Força Red Ribbon. Durante as batalhas, o pequeno saiyajin conhece o Andróide Nº 8 (o qual o apelida de Oitavo) e Arale, que o ajuda a mandar o afetado General Blue para o Egito.

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_06.jpg[/img]

[/center] Blue é morto e substituído pelo assassino Taopaipai. Junto a Torre de Karin, Goku conhece os indío Bora e seu filho Upa. Taopaipai mata Bora e o herói escapa por pouco.

Goku escala a lendária Torre de Karin para encontrar a Água da Vida e reviver Bora. Depois de uma longa escalada encontra o Mestre Karin. O sayajin é submetido a três dias de treinamento, mas consegue pegar a jarra com o elixir milagroso, porém este não passa de água normal. Por outro lado, o treinamento do Mestre Karin Goku deixou muito mais forte.

Taopaipai e Goku voltam a se confrontar. Desta vez o herói vence o assassino. Em seguida, vai até o QG da Força Red Ribbon e o detona por completo. Goku agora quer reunir as Esferas para poder ressuscitar Bora. Mais uma vez junto de seus amigos, o herói chega até a Arena de batalha da Vovó Uranai. Para que a irmã de Mestre Kame mostrasse onde estava a última bola, a turma precisa vencer cinco lutas contra os guerreiros de Uranai.

Kuririn, Yamcha e Goku vencem todos – o último oponente foi Son Gohan, o avô falecido do garoto. O reencontro dos dois foi memorável. Enfim, Vovó Uranai indica que a última Esfera está com Pilaf. Goku enfrenta o Imperador e toma a Dragon Ball. De volta à Torre de Karin, ele reúne as Esferas e pede a Shen Long que ressuscite Bora.

[img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_07.jpg[/img]Goku parte em uma viagem ao redor do mundo para desenvolver mais suas técnicas de luta. Ele chega até a ir ao Mundo Demoníaco, onde enfrenta o malvado Shura. Depois de sua jornada, o sayajin nada até a Ilha Papaya para tomar parte do 22º Torneio de Artes Marciais. Por um pequeno descuído, é vencido na final por Tenshinhan.

[img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_08.jpg[/img]Piccolo é libertado por Pilaf. Um dos discípulos do Rei dos Demônios mata Kuririn. Goku tenta vingar-se, mas também é derrotado. Ajudado por Yajirobe, o herói é levado à Torre de Karin onde se recupera graças às Sementes dos Deuses. Enquanto isso, Piccolo une as Esferas do Dragão, pede para rejuvenecer e mata Shen Long, Mestre Kame e Chaos! Tenshin tenta liquidar o demônio verde e só não morre graças a Goku. Em seguida, o garoto derrota Piccolo. No entanto, antes de morrer, o inimigo cospe um ovo de onde ele “renasce” como Ma Junior.

Goku vai ao Templo de Kami Sama, que fica acima da Torre de Karin, onde treina por três anos. Quando volta já está mais crescido e pronto para tomar parte do 23º Torneio de Artes Marciais. A final é entre Goku e Ma Junior, o novo Piccolo Damaio. Enfim, o herói vence pela primeira vez o Torneio.

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_09.jpg[/img]

[/center] Goku precisa apagar de vez as chamas que rodeiam o castelo do Rei Cutelo. Ele descobre que elas vêm de um buraco em um forno que fica na Montanha Gogyou, que, por sua vez, situava-se do outro lado do mundo. Problema resolvido, Goku e Chi Chi se casam. No ano seguinte, o casal tem seu primeiro filho, Son Gohan.

Dragon Ball Z

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_10.jpg[/img]

[/center] Goku descobre que é um saiyajin natural do planeta Vegeta enviado para conquistar ou destruir a Terra. Ele pouco se importa com a revelação e, para salvar o planeta, se sacrifica para vencer seu irmão Raditz. No Além, ele percorre todo o Caminho da Serpente até encontrar o Sr.Kaio, que o treina durante um ano para enfrentar os saiyajins Vegeta e Nappa. Durante seu treinamento, o herói aprende o Kaio Ken.

Goku é ressuscitado pelas Dragon Balls para enfrentar os saiyajins. Nappa é derrotado facilmente, porém para vencer Vegeta, Goku precisa das ajudas de Kuririn, Gohan e Yajirobe. Bulma, Gohan e Kuririn vão à Namekusei, o planeta natal de Piccolo, atrás das Esferas do Dragão de lá para ressuscitar os amigos mortos. Enquanto isso, Goku permanece na Terra para se recuperar da luta contra Vegeta. Novo em folha, o saiyajin parte para Namekusei. Durante a viagem, ele treina em uma gravidade de 100G e fica ainda mais poderoso.

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_11.jpg[/img]

[/center] No outro planeta, Goku detona a Equipe Especial Ginyu e vence Freeza. Em meio aos combates finais contra o vilão, ele se transforma no lendário Super Saiyajin. Após vencer Freeza, o herói vai treinar no planeta Yadoratosei, onde aprende a técnica do Teletransporte. De volta à Terra, ele conhece Trunks, que veio do futuro para alertar que, em três anos, surgiriam andróides assassinos que matariam a todos os Guerreiros Z. O saiyajin do futuro também trouxe um remédio para impedir que Goku morresse de uma doença no coração.

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_12.jpg[/img]

[/center] Depois de três anos treinando com Gohan e Piccolo, Goku enfrenta os Andróides Nº19 e Nº20. Mas, enquanto lutava contra o 19, a doença do coração que Trunks o alertara dá seus sinais e o herói é obrigado a deixar a luta para ser tratado. Os Guerreiros Z dão fim aos dois primeiros andróides e começam a enfrentar os Nºs 17, 18 e 16.

Neste contexto, Surge Cell, o andróide mais poderoso criado pelo Dr.Gero. Ele absorve os Nºs 17 e 18 e se transforma no ser perfeito. Tamanho seu poder, ele desafia os heróis para um Torneio de Artes Marciais e, caso não fosse vencido, destruiria a Terra. Para enfrentar a nova ameaça, Goku vai treinar com Gohan na Sala do Tempo no templo de Kami Sama.

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_13.jpg[/img]

[/center] Começa o Torneio de Cell. O primeiro a enfrentar o vilão é Goku. Mas em meio ao combate, ele se diz incapaz de vencer Cell e desiste. Na verdade, Goku enfrentou o superandróide para mostrar para Gohan como derrotá-lo.

O sayajin esperava que seu filho liberasse todo o seu poder oculto durante a luta contra Cell, mas seu plano não dá muito certo e ele é obrigado a se sacrificar para impedir que o superandróide destruísse a Terra. Mesmo assim, o vilão retorna. Por ter as células dos saiyajins e dos namekuseijins em seu corpo, Cell retorna ainda mais poderoso. Gohan, guiado por seu pai e transformado em Super Saiyajin 2, liquida o inimigo.

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_14.jpg[/img]

[/center] [img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_15.jpg[/img]O herói pede para não ser ressuscitado e permanece morto. Como defendeu a Terra várias vezes, lhe foi permitido ficar com o seu corpo no mundo dos mortos. No Além, Goku volta a enfrentar velhos inimigos que estavam “infernizando o inferno”. Ele também toma parte de um Torneio de Artes Marciais e conhece os demais Kaios.

Sete anos após a derrota de Cell, Goku volta à vida por um dia para competir no 25º Torneio de Artes Marciais. Porém, Majin Boo é libertado e o herói é obrigado a enfrentá-lo. Durante a luta, Goku se transforma em Super Saiyajin 3. Por causa disso, ele acaba tendo que voltar para o Além mais cedo do que esperava.

[img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_16.jpg[/img]Rou Kaioushin dá sua vida para Goku voltar para a Terra e enfrentar Majin Boo. O vilão chega a destruir a Terra (mas esta é restaurada por Puronga). Goku, antes de vencer Boo com uma Super Genki-Dama, se funde a Vegeta e se transforma primeiro em Vegeto e depois em Gogeta.

A fase Z termina após o 28º Torneio de Artes Marciais, quando o vovô Goku (Gohan já é pai) parte para treinar com Ubu.

Dragon Ball GT

[img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_17.jpg[/img]Dez anos após o fim da fase Z, Pilaf volta a procurar as Dragon Balls, só que quando as une faz um pedido errado e transforma Goku em criança. Para voltar ao normal, o herói parte em busca das Esferas do Dragão com estrelas negras. E não é só isso, as novas Dragon Balls deveriam ser unidas em menos de um ano para impedir que a Terra explodisse. Ao lado de Trunks e Pan (filha de Gohan e Videl), ele parte pelo espaço em busca das sete bolas mágicas.

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_18.jpg[/img]

[/center] No inferno, o Dr.Gero e o Dr.Muy unem seus gênios maléficos e criam o Super Andróide Nº17. A dupla de cientistas também deixam Freeza e Cell mais poderosos. Para evitar uma catástrofe, Goku vai ao inferno enfrentar os vilões e salva a Terra novamente.

[center][img]http://jbchost.com.br/henshin/imgmat/2007/02/07_voce_19.jpg[/img]

[/center] Em sua viagem espacial, Goku se depara com seu novo inimigo: Bebi, o último dos Tsufurujins e cujo planeta fora destruído pelos saiyajins quando trabalhavam para Freeza. Claro que Bebi quer vingança. Durante as batalhas contra o vilão, Goku atinge o nível de Super Saiyajin 4 e só assim vence o inimigo que havia se apoderado do corpo de Vegeta.

Os heróis reúnem as Esferas do Dragão para ressuscitar os amigos mortos. Porém, um Shen Long maligno surge. Ele se transforma em sete dragões malignos, cada qual relativo a uma das Dragon Balls e a um elemento da natureza. Uma a uma, as criaturas são vencidas por Goku e Pan. Nas lutas contra o último Shen Long, Goku e Vegeta chegam a se fundir no estágio SS4 e se transformam em Gogeta Super Saiyajin 4. A epopéia do Super Saiyajin termina com ele, por volta dos 48 anos de idade, desaparecendo junto das Esferas do Dragão.

Fãs elegem a escolha mais difícil de Ed

Na enquete Henshin, fãs consideraram que oferecer os membros para uma transmutação foi a decisão mais dura do protagonista



Os garotos Edward e Alphonse tiveram que passar por muitas decisões difíceis em Fullmetal Achemist. Principalmente Ed, o protagonista… A vida dos dois não foi nada fácil desde que fizeram uma transmutação humana.

Perguntamos aos leitores da Henshin! qual foi a decisão mais complicada entre aquelas feitas por Ed. Segundo o resultado da enquete, o ato de oferecer seu braço e sua perna para realizar transmutações foi a parte mais difícil. 44,6% dos leitores escolheram esta opção.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

O AWN, tbm é cultura inutil

Nos dias de hoje, quanto mais
idiomas você falar, mais chances
de uma melhor colocação no
mercado de trabalho você terá.

Pensando nisso, que tal aprender
alguma coisa de uma língua que
pode fazer a diferença na hora
de conseguir aquele emprego?

Então, aprenda algumas coisas
básicas de japonês e boa sorte!


Aula de Japonês

Assassino - OKIMATARO ATIRO

Assaltante - FUGIRO NAKOMBI

Acidentado - MASSARO MIAMOTO

Agredido - MISHUTATO NOSSAKU

Bicha - EDEO NOMATO

Corno - KOMERU MIAMADA

Inteligente - KIKUKA BAKANA

Ladrão - SUMIU KOTUTU

Louco - SHUTAKOKO NAKARA

Mágico - TIRAGATO DAKASAKA

Médico - DOE EUKURO

Pobre - TAMISHO PABURO

Porco - SOKAGA NAKAMA

Rico - TAKANOTA NAKASAKA

Romântico - NOKEU TIAMO

Valente - TEBATO NAKARA

Veterinário - KURAGATO NAKASA

O que é Cosplay

Cosplay

Cosplay é uma atividade que surgiu nos Estados Unidos da América em convenções de Star Trek e Star Wars, mas rapidamente se espalhou pelo mundo todo, especialmente em eventos e encontros de anime e mangá, respectivamente as animações e quadrinhos japoneses. Outros dizem que começou na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão.

A palavra 'cosplay' é uma espécie de abreviação para "costume play" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar)

Caracteriza-se pelo DIY (Do it yourself - faça você mesmo): o futuro cosplayer (palavra utilizada para designar a pessoa que pratica o cosplay) providencia os materiais para a confecção (alguns mandam determinadas peças a artesãos ou costureiras, ou fazem seus cosplays inteiramente em "Cosplay Stores" - lojas especializadas em confecção de cosplays), prepara os materiais de referência, monta a apresentação (caso haja), enfim, trabalha a interpretação, o figurino e às vezes até o cenário.

A palavra é uma junção de duas outras: costume (fantasia) + play (brincar). Ou seja, o cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queira homenagear; representa a personalidade deste; e em alguns eventos pode até mesmo competir com outros cosplayers em concursos, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente.

É uma atividade da qual podem participar e divertir-se crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, sexo e condição social. Alguns cosplayers chegam a gastar entre R$ 100,00 (36 €) e R$ 1.000,00 (360 €), às vezes mais, em roupas e acessórios, e levam a coisa a sério. Um hobby como outro qualquer, porém um hobby que permite a você tornar-se seu personagem favorito por um dia. Nas gerações Star Wars, equivaleria a se vestir como um Jedi ou um Cowboy de Faroeste. A grande sacada por trás do cosplay é escolher um personagem que goste ou admire, para se divertir ao máximo.

No início, os únicos cosplays eram de personagem de Star Wars (como os Stormtroopers); mas logo os animês e mangás foram tomando conta do público. Hoje, no Brasil, já se vêem cosplays de qualquer mídia, entre elas comics, filmes, livros e até personagens de internet.

Cosplayers do Anime InuYasha


Cosplay no Brasil

Os cosplayers aparecem principalmente em convenções de animê e mangá ou RPG. Há competição em concursos, com direito a prêmios para os vencedores

Cosplay em Portugal

A primeira vez que se ouviu a palavra cosplay em território português foi em 2001, quando alguns fãs da cultura japonesa decidiram caracterizar-se como as suas personagens preferidas de anime, manga e videojogos e como os seus ídolos de j-music. Enquanto isso, o cosplay dava já largos passos pelo mundo fora arrastando consigo uma legião de fãs na América, Ásia e Europa. Desde 2001 até aos dias de hoje, já muita coisa mudou.

Os eventos de cosplay aumentaram. Já se realizam de norte a sul do país quando, em 2001, apenas se realizava em Lisboa e apenas uma vez por ano, e é visto por muitos pais como um hobby saudável e enriquecedor devido ao facto de os cosplayers terem que criar os seus próprios fatos realizando, muitas vezes, verdadeiros actos de engenho e criatividade. O cosplay é visto pelos pais também como uma alternativa a outras formas de entretenimento dos filhos, como o computador e a televisão. Alguns críticos, no entanto, discordam da existência de benefícios do cosplay e afirmam que é uma perda de tempo e dinheiro, sendo que muitos consideram o cosplay "uma coisa de crianças".

Por seu lado, os defensores do cosplay afirmam que este é hoje em dia mais do que um hobby, considerando o cosplay uma forma de arte através da qual os cosplayers podem expressar o seu afecto por determinados tipos de personagens, vestindo-se e agindo como elas por um dia. Argumentam ainda que o cosplay permite conhecer pessoas novas e criam novas amizades, considerando-o também como uma boa forma de os mais tímidos tornarem-se mais sociáveis, extrovertidos e confiantes em si mesmos. Tanto adultos como crianças podem participar porque não há limite de idades, ou seja, se pais e filhos fizerem cosplay podem entre ajudar-se, fortalecendo o laço existente entre ambos e estimulando a criatividade porque têm que pensar sobre como irão fazer aquele tipo de roupa ou acessório mais rebuscado, que ninguém ousa fazer. Mas acima de tudo, o que dizem ser mais importante é a diversão, tanto na manufactura dos fatos como no seu uso, considerando-a a razão principal por se ver, cada vez mais, o grupo de cosplayers portugueses a aumentar de evento para evento.

Não só os pais se estão a aperceber das coisas boas que advêm de se fazer cosplay, incentivando os seus filhos a participar, como também outros menos jovens decidem juntar-se ao grupo devido a comentários que ouvem através dos seus colegas, amigos e até mesmo vizinhos. Alguns decidem primeiro acompanhar os seus amigos para verem como funcionam as coisas, para saber se gostam, se não gostam. Outros vão por iniciativa própria e até mesmo por curiosidade. Mas, no final, muitos são os que dizem entusiasmados que irão participar no próximo evento de cosplay.

Alguns reclamam a criação de uma associação/comunidade para os cosplayers onde se abordem temas como a localização dos eventos e os transportes; dúvidas, esclarecimentos e sugestões sobre os fatos que estão ou vão fazer, assim como o material (qualidade, preço, locais onde se encontram à venda), a criação de formas de irem todos juntos, dependendo da área onde moram e ainda coordenação de pedidos de apoio ás câmaras municipais; meets e outros temas.


Cosplayers PT

Video de bonus

ETIQUETA JAPONESA

1- EM CASA
Chinelos e sapatos

Ao entrar em uma casa japonesa, deve-se tirar os sapatos na entrada (genkan) e calçar os chinelos próprios para serem usados dentro de casa (suripa). Ao se entrar em um cômodo coberto com tatamis ( forração de palha prensada coberta com uma esteira de palha de arroz), se tira os chinelos e deixa-os no corredor.

Quartos

Para dormir, as pessoas usam edredons (futon), colocados no chão do cômodo que pode ser usado como sala ou quarto. De manhã, são recolhidos, dobrados e colocados no armário.

Sala de jantar ou sala de estar

Geralmente é usada uma mesa baixa, com almofadas (zabuton) para se sentar, de joelhos, mas poderá esticar as pernas também, embaixo da mesa. Hoje já são bem usadas mesas e cadeiras no estilo ocidental, particularmente nas cidades maiores.

Banheiro

Na maior parte das casas a área sanitária é separada da área de banho. Na área sanitária encontram-se muitas vêzes, principalmente nos prédios mais antigos, bacias turcas (sanitário para uso agachado) ao invés de vasos sanitários. A área de banho geralmente tem uma banheira japonesa para banhos quentes de imersão chamadas de ofurô, além de um chuveiro com ducha.

Deve-se lavar o corpo antes de se entrar na banheira, pois a mesma somente tem a finalidade de banho de imersão para relaxamento, pois a água não é trocada cada vez que é utilizada, sendo usada pela próxima pessoa a se banhar .

2- NA MESA

Ao início da refeição, se diz "itadakimasu"(equivalente ao nosso "bom apetite") e ao terminar dizem "gochiso sama" (equivalente ao nosso "estou satisfeito").

Normalmente não se usa talheres ocidentais, preferindo-se os pauzinhos (ohashi). A tigela de arroz é colocada à esquerda e a de sopa à direita do comensal. Os ohashi são colocados em frente a elas, na horizontal.

Deve-se segurar o ohashi com a mão direita. Como se come segurando as tijelas de arroz ou sopa, se usa a mão esquerda para esta finalidade. É costume beber a sopa diretamente da tigela auxiliando com o ohashi para comer as partes sólidas da mesma.
Para pratos coletivos, haverá talheres ou ohashi para cada prato.

Em pausas, deverá se deixar o ohashi em cima da tigela na horizontal ou sobre okibashi (descanso de hashi). Não se deve deixá-los cruzados ou espetados.

Diferentemente dos ocidentais, os japoneses quando tomam sopa, costumam fazer ruídos de sucção, como demonstração de polidez à mesa.

Em restaurantes, antes de se servir, é oferecido um oshibori (toalhinha úmida quente para limpar as mãos). É falta de polidez limpar outras partes além da mão como o rosto ou o pescoço.

3- CUMPRIMENTOS E SAUDAÇÕES

O cumprimento é feito através de uma reverência, o grau de inclinação depende da situação do momento e do grau de relação entre as pessoas envolvidas. Os superiores socialmente se inclinam menos que os inferiores. A relação de superioridade/inferioridade depende também de situações onde se possa estar inferiorizado momentaneamente (por exemplo: pedindo desculpas).

4-FRASES USUAIS

BOM DIA OHAYO GOZAIMASSU
BOA TARDE KON NICHI WA
BOA NOITE KONBAN WA
BOA NOITE (AO DESPEDIR-SE) OYA ASSUMINASSAI
OBRIGADO ARIGATO, DOMO
MUITO OBRIGADO DOMO ARIGATO
MUITÍSSIMO OBRIGADO DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA
DE NADA (IEE) DOO ITASHIMASHITE
COM LICENÇA (AO CHAMAR ALGUÉM, PEDINDO PASSAGEM) SUMIMASSEN
COM LICENÇA (AO INTERROMPER) (CHOTTO) GOMEN KUDASSAI
COM LICENÇA (AO ENTRAR, SAIR) SHITSUREI SHIMASU
DESCULPE-ME (POR CAUSAR TRANSTÔRNO, DANO ETC...) GOMEN NASSAI
COMO VAI? DOO DESSU KA
COMO TEM PASSADO? GOKIGEN IKAGA DESSU KA
ESTOU BEM, OBRIGADO GENKI DESSU ARIGATO
PRAZER EM CONHECÊ-LO HAJIMEMASHITE
PARABÉNS OMEDETO GOZAIMASSU
JÁ VOU (AO DESPEDIR-SE) ITTE KIMASSU
VÁ BEM (RESPOSTA PARA QUEM SE DESPEDE) ITTE IRASHAI
CHEGUEI! TADAIMA!
BEM VINDO EM CASA! OKAERI NASSAI
BOA VIAGEM GOKIGEN YO SAYONARA
ATÉ JÁ DEWA MATA
ATÉ LOGO SAYONARA, BAI BAI
SEJA BEM VINDO IRASHAIMASSE
ENTRE OHAIRI NASSAI
SENTE-SE OKAGUE NASSAI


5-FORMAS DE TRATAMENTO


Ao se dirigir a alguém, deve-se chamá-lo pelo sobrenome, seguido de "san". Somente se usa chamar alguem pelo nome sem o sufixo san nas relações familiares entre irmãos ou amigos íntimos.
Na empresa, quando se trata de superiores, deve-se chamá-lo pelo cargo seguido so sufixo "sama"(sr/sra. honorífico. Exemplo : Sr. Presidente = shatyô-sama. A própria linguagem é diferente quando se dirige a pessoas de nível social inferior ou crianças, mudando-se termos de tratamento, verbos e palavras em geral. Em situações em que se encontramos em situação inferiorizada, perante professores, autoridades, ou pessoas de hierarquia superior usamos o modo honorífico, em situações em que o falante tem uma posição de pedido ou súplica, se usa a forma de modéstia. Estes modos de falar e seus termos podem ser encontrados em livros manuais para estrangeiros, mas a proficiência no uso depende da prática local.

6-DAR PRESENTES / omiage

O sistema de dar presentes no Japão é talvez um dos mais intrincados e difíceis do mundo. Existe uma inteira etiqueta sobre como dar presentes, de que tipo, quando, para quem, o mais apropriado em cada ocasião, quanto deveria custar, forma de embrulhar e em quais circustancias os presentes devem ser dados.
Quando se agradece alguem por um convite, retribui-se uma visita e após se fazer uma longa viagem, é comum se dar bolos, biscoitos, frutas etc... embaladas em bonitos papeis. Entretanto quando visitar o escritório de um cliente, possível parceiro de negócios ou mesmo escritórios governamentais o "omiage"deverá ser um pouco mais caro como xícaras ou bandejas laqueadas.
Quando se vem de uma viagem de país estrangeiro se deve trazer pequenos presentes (baratos) típicos do país de procedencia como CD's, souvenirs etc... embrulhados em papéis locais.
Quando se viaja longas distancias é comum sócios e amigos darem dinheiro e quando se volta se traz presentes típicos do local visitado para todos.
Dar presentes em forma de dineiro é uma prática comum no Japão em caso de casamentos, funerais e graduações escolares.
Hoje em dia muitos japoneses adotaram a prática ocidental de dar presentes em aniversários, Natal e flores e bombons no Valentine's Day (dia dos namorados).
Quando se presenteia ou se recebe presentes é polido utilizar-se as duas mãos e inclinar-se respeitosamente na troca dos mesmos.

7-CARTÕES DE VISITA

A troca de cartões de visitas no Japão costuma ser mais cerimoniosa que no Ocidente. Os cartões de visita geralmente são impressos com nome da empresa, cargo, nome, endereço e telefone, em japonês na parte frontal e em caracteres latinos (Romaji) na parte traseira.

O meishi informa a posição, status e grupo hierárquico da pessoa dentro da empresa, desempenhando um papel importantíssimo numa sociedade onde o grau hierárquico é muito importante.

Num encontro de negócios é imprescindível possuir o meishi, pois ér considerado falta de etiqueta e rude não possuí-lo.

Entrega-se e recebe-se o meishi com as duas mãos. Não deve se dobrar nem escrever no cartão e é de bom uso possuir um "meishi-ire"(porta cartão). Se não possuí-lo, guarde o cartão no bolso interno do paletó ou em sua carteira.

A etiqueta manda que se leia atentamente o nome da pessoa no cartão, em voz baixa de preferência, com o intuito de memorizar o nome, posição e empresa da pessoa. O esquecimento do nome da pessoa durante a conversa é demonstração de rudeza e de que se deu pouca importância ao dono do cartão.

8-CARIMBO OU SELO PESSOAL

Os japoneses possuem normalmente dois ou três tipos de3 carimbo pessoal (chancelas) chamados de inkan ou hankô, os quais tem a mesma validade legal da assinatura. O principal é chamado jitsu-in, é registrado na prefeitura e é utilizado para timbrar documentos legais ou contratos. Nos documentos importantes ou bancários se carimba sobre o próprio nome. A marca do jitsu-in ou chancela tem valor legal como assinatura. Este carimbo é personalizado e é confeccionado sob encomenda em locais próprios segundo determinados padrões.

O carimbo comum, mitome-in também chamado sanmon-ban, é usado no trabalho ou em casa para aprovar memorandos e outros documentos. Pode ser comprado em qualquer papelaria.

Expressando desculpas

Os japoneses se desculpam mais freqüentemente que os ocidentais. Ocidentais são culturalmente mais relutantes em admitir sua própria falha.
Desculpar-se é considerado virtude no Japão, pois demonstra que a pessoa toma para si a responsabilidade e não culpa os outros.
Quando se pede desculpas e demonstra-se remorsos e os japoneses tendem a perdoar mais facilmente.
Existem muito menos casos nos tribunais japoneses que nos USA por exemplo.
Quando se desculpa o Japonês inclina-se. Quanto mais profundamente se inclina mais se demonstra o sentimento de culpa ou a intensidade da desculpa

Algumas expressões de desculpas:

Sumimasen
É provavelmente a mais comum. Algumas pessoas dizem "Suimasen".
Para desculpas por algo que foi feito use; "Sumimasen deshita" .
"Sumimasen" pode ser usado em vários contextos.

Outros significados de Sumimasen:

* Com licença!
* Obrigado.
* Sinto muito.
* Perdoe-me.

Moushiwake arimasen
Expressão muito formal. Deve ser usada ao dirigir-se aos superiores. É mais forte que "Sumimasen".
Desculpando-se de coisas passadas use, "Moushiwake arimasen deshita" .
Como "Sumimasen", "Moushiwake arimasen" é também usado para expressar gratidão.
Shitsurei shimashita
Expressão formal, porém mais fraca que "Moushiwake arimasen".
Gomennasai
Frase comum. Diferentemente de "Sumimasen," o uso é limitado para desculpas. Não é apreciada para uso com superiores.

Quando usar então "Sumimasen" como "Desculpe-me"? E quando usar "Gomennasai"?

* "Sumimasen" é um pouco mais formal que "Gomennasai."
* Quando desculpar-se com pessoas mais velhas ou senores use, "Sumimasen"
* Entre membros da família ou amigos use "Gomennasai." "Gomen ne" ou "Gomen".
* Pessoas mais velhas tendem a usar mais "Sumimasen" que jovens.

Shitsurei
Casual. É mais usado por homens. Pode ser usado como "Com licença"
Doomo
Casual. Pode também ser usado como "obrigado".Quando se oferece algo usa-se "doozo". Uma resposta simples pode ser "doomo".
"Doomo arigato gozaimasu" é muito polido. O jeito mais casual é dizer "arigatoo" ou "doomo"
Gomen
Muito casual. Homens costumam acrescentar a partícula "ne" ou "na" ( "Gomen ne" or "Gomen na).
Lembrem-se que só deve ser usado entre amigos ou familiares.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Primeira revista semanal gratuita é lançada no Japão


Começou a ser distribuída de graça esta semana em Tokyo a revista de mangás Comic Gumbo

No Japão, as revistas semanais de mangá como Shonen Jump e Shonen Sunday já circulam há muito tempo. A maioria dos mangás de sucesso, como Fullmetal Alchemist, Inu-Yasha e Bleach, por exemplo, são primeiro lançados em capítulos nestas revistas para ganhar edição em volumes somente algumas semanas depois.

Mas nunca havia sido lançado por lá um periódico do tipo distribuído gratuitamente. Esta é a proposta da Comic Gumbo, que levará às ruas todas as semanas duas histórias completas e onze séries em capítulos.

Alguns dos mangakás confirmados são Tatsuya Egawa (de Golden Boy e Tokyo University Story), Motoka Murakami (autor de Musashi no Ken) e Shuho Itabashi (de Ai City). A revista é direcionada ao público masculino entre 20 a 40 anos, tem em torno de 230 páginas e deve ser distribuída nos horários de maior movimento nas estações de metrô.

:: Acesse o site oficial da revista.

Animecenter elege sua dupla para a etapa Brasil do WCS 2007

Marcelo Batista de Andrade, de 30 anos, e Thaís Fonseca Jussim, de 25, provaram no dia 4 de fevereiro, durante o Animecenter, no Rio de Janeiro, que imprevistos acontecem e podem ser contornados. O plano do casal era interpretar Inu-Yasha e Sesshoumaru, da série Inu-Yasha, de Rumiko Takahashi, porém as fantasias não ficaram prontas a tempo para as eliminatórias.

A dupla reviveu Cloud e Sephiroth, mesmo coplay do ano anterior. “Nós já estávamos acostumados com os personagens de Final Fantasy VII, pois participamos do Video Games Live e interpretamos os inimigos várias vezes. Além disso, o Cloud é o meu personagem preferido”, revela Marcelo, analista de informática. Agora, faltam 10 duplas serem escolhidas para a final da Etapa Brasil.

Thaís e Marcelo começaram a carreira de cosplayers há seis anos com os personagens Chocolate e Carrot, de Bakuretsu Hunters. Marcelo conta que o casal sempre procura interpretar protagonistas juntamente com seus antagonistas, como por exemplo Sephiroth e Cloud; Inu-Yasha e Sesshoumaru. Com essa estratégia, os competidores pretendem cativar o público e o júri no dia 6 de junho e participar da grande final do WCS no Japão. “Quero conhecer os cosplayers de outras partes do mundo e me aprofundar na cultura japonesa”, diz Thaís. “Ir ao Japão é um grande presente, mas antes de tudo quero mesmo é poder representar o Brasil lá fora”, diz Marcelo.

Para a próxima eliminatória, Thaís será Kain e Marcelo, Abel de Trinity Blood. Eles planejam essa apresentação desde o final da competição do ano passado, na qual ficaram em segundo lugar. Thaís é webdesigner e mantém um site dedicado aos seus cosplays (www.yukicosplay.com), com muitos fãs.

Curiosidades
Thaís geralmente é confundida com um homem ao se vestir de Sephiroth. “Quando estou de cosplay de Final Fantasy muitos homens chegam me cumprimentando assim: ‘e aí cara?’, e as meninas me abraçam entusiasmadas. Então eles percebem que eu sou mulher e ficam sem graça”, conta. Marcelo já usou os trajes de Seiya de Pégasus, da série Cavaleiros dos Zodíaco “Na vez que fui Seiya, uma criança me parou e me abraçou. Era o herói dela”, diz.

Reportagem: Maíra Lie Chao


Thaís como Sephirot



Marcelo como Cloud